Pinheiros dispensa elenco profissional de basquete, por conta da paralização

Um dia após Bauru anunciar desistência do NBB, clube da capital paulistana divulga rescisão antecipada do vínculo com jogadores.

Publicado por: em 16 de abril de 2020 - 23:28

Ver Perfil

NBB

Pinheiros desiste do NBB. Foto: Divulgação/NBB

A paralisação da temporada 2019/2020 do Novo Basquete Brasil (NBB) por causa da pandemia do novo coronavírus (covid-19) impactou outro clube tradicional da modalidade. Após o Sendi Bauru pedir afastamento da competição, o Esporte Clube Pinheiros anunciou, nesta quinta (16), a dispensa dos atletas do time profissional.

Os vínculos com os jogadores terminariam em maio, data em que o campeonato seria concluído em condições normais e quando seriam iniciadas negociações para renovações e contratações de reforços. Em nota, o Pinheiros explica que o cenário da modalidade tem sido mais “rígido” na atual temporada pela falta de um patrocinador e que os diretores estavam em busca de apoiadores. “Entretanto, com a pandemia instalada no país, a intenção de patrocinadores para investir nos times diminuiu”, diz o texto.

Os clubes e a Liga Nacional de Basquete (LNB) têm se reunido por meio de videoconferências para discutir o futuro da competição. Por enquanto, só foi decidido que o torneio retornará direto na fase de mata-mata, com os times mantendo as posições que ocupavam no momento da paralisação. A volta às quadras, porém, ainda não tem data.

“Com isso, para reformular o time em um panorama em que a própria LNB não decidiu se o campeonato será concluído (o que é perfeitamente normal não se ter uma decisão formal, já que esta situação da pandemia é algo novo para todos nós) comunicamos nesta semana a rescisão do contrato dos atletas antecipadamente”, justifica o Pinheiros, garantindo o pagamento do salário dos jogadores até maio. “Optamos por comunicar um mês antes aos atletas, para que possam se organizar e pleitear possíveis novos clubes”, conclui.

O Pinheiros é um dos times classificados para o mata-mata do NBB. A equipe ocupava o sexto lugar da primeira fase e enfrentará o Paulistano. O ganhador do confronto entre os rivais paulistas encara o São Paulo nas quartas de final.

Da redação do Portal de Esportes com informações da Agência Brasil.