Santa Cruz ganha primeira torcida LGBT: “Orgulho em mais de três cores”

Torcida Coral Pride, camisa 24, que tem como slogan “Orgulho em mais de três cores”.

Publicado por: em 9 de março de 2020 - 16:27

Ver Perfil

Diversidade

Foto: Divulgação

Há um mês atrás, o Santa Cruz lançou a campanha “Santa de Todxs”, que visa promover a redução de atos discriminatórios nos estádios. Após a ação, o Tricolor do Arruda ganhou a primeira torcida LGBT+. É o caso da Coral Pride, camisa 24, que tem como slogan “Orgulho em mais de três cores”.

A proposta da torcida, segundo June Ellen, que ajudou a fundar a organização, é criar um espaço para que os participantes se sintam acolhidos nos estádios.

“A gente surge pela questão de mostrar que tem um público LGBT dentro das torcidas dos clubes. Mostrar que outros podem se unir conosco, pois essa luta contra a homofobia é nas arquibancadas e no campo. Queremos ter o nosso espaço respeitado como torcedores e pessoas, mostrando que futebol é para todos”, disse.

A tentativa da Coral Pride é contribuir para a redução da homofobia nos estádios. Problema que é visto com atenção pela Confederação Brasileira de Futebol e Superior Tribunal de Justiça Desportiva.

Na temporada passada, as entidades lançaram um código prevendo punições para atos discriminatórios nos estádios, quando os árbitros passaram a poder suspender as partidas por incidentes deste gênero, com base no novo Código Disciplinar da Fifa.