Aula inaugural do projeto Gol do Brasil reúne 150 crianças e jovens neste sábado no Recife

Iniciativa usa o futebol como ferramenta de promoção da educação e da cidadania; evento acontece a partir das 8h, no campo do União da Macaxeira.

Publicado por: em 7 de fevereiro de 2020 - 15:26

Ver Perfil

Evento

Foto: Marlon Costa

Cerca de 150 crianças e jovens do Recife participam, neste sábado (8), da aula inaugural do projeto Gol do Brasil, que usa o futebol como ferramenta de promoção da educação e da cidadania. O evento começa às 8h, no campo da União da Macaxeira, e inclui atividades educativas que têm como pilar as 10 habilidades para a vida estabelecidas pela ONU. A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer (Seturel), a CBF e a Federação Pernambucana de Futebol (FPF).

A capital pernambucana é a primeira do Nordeste a receber o Gol do Brasil. “O projeto prevê a inclusão social dos jovens por meio do futebol, usando uma metodologia que vincula o futebol a atividades de caráter educacional. Muito além de uma atividade apenas esportiva, é uma iniciativa que tem potencial para transformar vidas”, define a secretária Ana Paula Vilaça. As aulas começam na segunda-feira (10), também no campo da União Macaxeira, e beneficiarão 240 crianças e jovens, com turmas de manhã e de tarde, até o final do ano.

As dez habilidades para a vida estabelecidas pela ONU são autoconhecimento, resolução de problemas, tomada de decisão, pensamento criativo, relacionamento interpessoal, comunicação eficaz, empatia, lidar com sentimentos, lidar com estresse e pensamento crítico. Durante a aula inaugural, o campo será dividido em estações, onde as crianças e jovens vivenciarão cada habilidade de forma didática e desportiva, com professores capacitados na metodologia da CBF. Os exercícios empregados são jogos coletivos, barrinha, dinâmicas  e outras brincadeiras que pregam o fair play e a coletividade.

Serviço

O quê: Aula inaugural do projeto Gol do Brasil

Quando: Neste sábado (8), a partir das 8h

Onde: Campo do União da Macaxeira – Rua Córrego da Areia, bairro da Macaxeira

Da redação do Portal de Esportes com informações da Ascom da Prefeitura do Recife.